b_180_135_16777215_00_images_341_600.jpgOntem, 26/07/2011, na cidade de São José, ocorreu o II Seminário Estadual de Gestão Prisional. A abertura do evento aconteceu às 9h e o encerramento às 16h30min. A organização ficou sob incumbência da Regional 1, sediada na Penitenciária de Florianópolis, sendo coordenado pelo Diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina, Sr. Adércio José Velter. Na oportunidade, a Gerência de Patrimônio da SJC, as Gerências do DEAP, Diretores, Gerentes e Chefes de Segurança das 50 Unidades Prisionais que compõe o Sistema Prisional Catarinense, debateram temas como: medidas que amenizem as dificuldades geradas pela superlotação prisional das unidades; adoção de ações integradas que possibilitem minimizar as peculiaridades administrativas e operacionais existentes nas regionais; propostas de ações conjuntas para efetivo combate das atuações criminosas que acontecem no cotidiano dos estabelecimentos prisionais do Estado; implementação de padrão organizacional de trabalho, que proporcione aos apenados tratamento mais humanizado, digno e igualitário; a busca de melhores condições de trabalho aos servidores, bem como a devida cobrança para aqueles que não demonstram compromisso e comprometimento para com o Sistema e demais colegas de trabalho. O objetivo principal do Seminário foi dirimir dúvidas, equacionar problemas, adequar, supervisionar, controlar e fiscalizar as ações desenvolvidas no âmbito prisional. Também se buscou aperfeiçoar ainda mais o entrosamento existente entre o Departamento e gestores do Sistema, elaborando plano de trabalho único e eficiente, onde todos os estabelecimentos executem a mesma metodologia, adotando dinâmicas coletivas, sem abrir mão de valores individuais e do respeito às pessoas em todas as situações diárias, para o efetivo cumprimento da legislação vigente. O evento contou ainda com a ilustre presença da Excelentíssima Secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Senhora Ada Lili Faraco de Luca, que na oportunidade proferiu palestra intitulada: Sistema Humanizado, Cidadania Respeitada. Explanou também sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no Sistema Prisional Catarinense e sua contagiante energia positiva contaminou a todos os presentes, que se sentiram ainda mais encorajados a não esmorecerem diante das dificuldades e percalços do cotidiano Prisional. Também realizou a entrega de 3 Viaturas da marca FIAT, modelo furgão DUCATO com cela, nas seguintes especificações: ar condicionado na parte dianteira, sistema de freio a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseira, direção hidráulica, estribo sob as portas, um rádio transceptor móvel VHF com microfone de mão, tecla PTT e suporte para fixação, um rádio transceptor portátil, duas luminárias vigias, sistema de exaustão de ar nos compartimentos de cela, dois cadeados novos com fechamento tetra, lanternas traseiras e faróis com iluminação do tipo estrobo, sirene eletrônica e conjunto de iluminação em formato de “U”, microfone para utilização da sirene como megafone, duas câmeras do tipo micro câmera CCD, colorida, devidamente protegida antivandalismo e uma tela plana LCD 9’’, bem como a entrega de 50 armas não letais teyser, que serão usadas no controle de incidentes envolvendo os reeducandos do Sistema Prisional, com foco na manutenção da ordem e disciplina, sempre primando pela preservação da vida.