A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, participou no final da tarde dessa quinta-feira, 31, da solenidade de mudança de direção da Penitenciária Industrial de Joinville, realizada na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIF). No lugar do então diretor Richard Harrison Chagas assume João Renato Schitter.

“Meu reconhecimento aqui ao esforço, trabalho e dedicação do diretor Richard Harrison Chagas. Foram mais de 10 anos à frente da Penitenciária Industrial como um grande exemplo de parceria na estatística positiva de humanização e ressocialização em Santa Catarina,resultado do seu esforço em compor uma equipe técnica qualificada”, destacou Ada De Luca.

O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Edemir Alexandre Camargo Neto, também agradeceu a dedicação do diretor Richard e saudou o diretor João Renato Schiiter na nova missão à frente da da unidade.

A Penitenciária Industrial abriga apenados do regime fechado e do semiaberto, com grande destaque para as atividades laborais. São mais de 20 convênios com importantes empresas da região e com a prefeitura do município, além de números expressivos na educação com internos em atividades educacionais, de primeira a nona série e o segundo grau, e cursos de qualificação como Costura, Manutenção de Computadores, Manutenção Predial e Eletricista em Edificação.

PIJ TROCA

“O Richard fez um belo trabalho e tenho certeza que o novo diretor também fará uma boa gestão na penitenciária de Joinville, a Secretaria da Justiça está de parabéns, fez uma excelente escolha”, disse o juiz corregedor de Joinville, Dr. João Marcos Buch.
Além do trabalho e da educação a unidade tem um grande investimento nas atividades de artes, que resultou em significativas ações como a banda de música “Acordes para a Liberdade” formada por reeducandos da própria unidade.

“A SJC investiu fortemente na unidade criando 180 vagas para o semiaberto e ampliando 124 vagas no regime fechado. Parabéns ao nosso novo diretor, João Renato Schitter, que agora assume o cargo e com isso passamos a ter as nossas 48 unidades prisionais de Santa Catarina administradas por agentes penitenciários, bandeira que defendi e implantei desde que assumi a primeira gestão em 2011, gestão eminentemente técnica” enfatizou a secretária Ada De Luca.

O prefeito de Joinville, Udo Döhller, fez questão de agradecer a secretária Ada De Luca pela presença em evento tão importante para a cidade.

Entre as autoridades também estavam presentes o diretor da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), Rafael Fachini, e o diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria da Justiça e Cidadania, Marcelo Coelho, e demais representantes da região de Joinville.