florianopolis - entrega de viaturas e kits para o deap 20160706 1562776733O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, acompanhado da secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada Faraco De Luca, entregou na tarde desta quarta-feira, 6, na sede do Departamento de Administração Prisional, em Palhoça, 17 viaturas operacionais e 2,1 mil kits de uniformes completos para o sistema prisional catarinense. O investimento chegou a R$ 6,8 milhões.

“Dentro do projeto da segurança pública que envolve o sistema prisional, nós estamos entregando esses equipamentos que é, sem dúvida, um avanço importante. Santa Catarina ocupa um lugar de destaque no atendimento aos apenados e por isso, essas ações são essenciais", destacou Eduardo Pinho Moreira.

Também acompanharam a entrega o secretário adjunto da SJC, Leandro Lima e o diretor do Deap, Edemir Alexandre Camargo Neto.

viaturasOs veículos camionetes são todos caracterizados com sinalização de segurança padrão e adaptados para o transporte de presos. Vão atender dois complexos penitenciários, seis penitenciárias e sete presídios e a Gerência de Escolta e Vigilância (Gevig). A aquisição foi feita com R$ 5 milhões do Programa Pacto por Santa Catarina.

“Hoje o sistema prisional de Santa Catarina realiza mais de 60 mil escoltas por ano e todas as estaduais, das pessoas privadas de liberdade e as interestaduais, de competência de SC, é realizada pelos operadores do sistema prisional, ou seja, agente penitenciários operadores da atividade finalística é que fazem a escolta em todo o Brasil”, explicou o diretor do Deap.

sec01Neto destacou ainda que os veículos são muito importantes por se tratarem de equipamentos de segurança, para o operador do sistema prisional, para a pessoa custodiada e para toda a sociedade. “É um equipamento de suma importância e de qualidade superior em relação aos que recebemos em décadas passadas”.

As novas viaturas vão atender os complexos penitenciários de São Pedro de Alcântara e do Vale do Itajaí, as penitenciárias Industrial de Blumenau, Agrícola de Chapecó, da Região de Curitibanos, Industrial de Joinville, de Florianópolis e a Sul. Os presídios regionais de Araranguá, de Chapecó, de Criciúma, de Joaçaba e de Mafra, e os presídios masculinos de Lages e Tubarão também vão receber os veículos. Outros dois vão atender a Gevig. Cada viatura transporta até seis presos por vez.

uniformesPara aquisição dos kits de uniformes, que serão entregues aos agentes penitenciários, o Estado investiu, por meio da SJC, R$ 1,8 milhão. Cada kit é composto por calça tática, camiseta, coturno, cinto e bornal, e mais 500 jaquetas, que serão somados às 1,6 mil já entregues no primeiro semestre desse ano.

Reportagem:
Rafael Vieira de Araújo