índice

O Diretor do Departamento de Administração Prisional, Deiveson Querino Batista, participou nesta quarta-feira (30) da coletiva de imprensa que anuciou os resultados da Operação Intramuros, comandada pela Polícia Civil, por meio da DIC de Palhoça (Divisão de Investigação Criminal). A Operação Intramuros investigou ações do crime organizado com a participação de internos do sistema prisional catarinense e resultou na prisão preventiva de 63 denunciados.
Toda a investigação foi integrada com o Núcleo de Inteligência do Deap (Departamento de Administração Prisional), pois muitos dos investigados já cumpriam pena na Colônia Penal Agrícola de Palhoça e na Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

Intramuros coletiva4
“É importante ressaltar a participação da equipe do Deap, que a partir das informações preliminares envolvendo investigados que já cumpriam penas, deu suporte ao inquérito da Polícia Civil via DIC de Palhoça”, afirmou o delegado-geral Paulo Koerich. “Foi possível, assim, comprovar as informações recebidas e que culminou agora na decretação da prisão preventiva dos denunciados”, concluiu. A delegada Raquel Freire, da DIC de Palhoça e responsável pelo inquérito, lembrou que o foco da Intramuros foi desmantelar, materializar e entender como agia a organização. “Esse trabalho preventivo é fundamental para enfraquecer a atuação das organizações criminosas, identifica seus membros que mesmo no sistema carcerário mantinham contato com o crime e elimina novas ações contra a sociedade”, diz a delegada. Segundo a apuração, os internos aproveitavam o benefício das saídas temporárias para praticar mais crimes.

O diretor do Deap, Deivison Batista, lembrou a importância do trabalho constante de vigilância dos agentes da Colônia Penal Agrícola pela característica do regime semiaberto. “A condição de muitos detentos trabalharem fora durante o dia e retornarem ao final da tarde propicia a tentativa de novos delitos ou ocultação de materiais ilícitos”, relatou. A diretora de Polícia da Grande Florianópolis, delegada Eliane Chaves, e da delegada regional de Palhoça, Michele Correa, também representaram a Polícia Civil.