SEMINARIOCANOASRSLEANDRO1O Secretário da Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, participou na quinta (8) e na sexta (9) do I Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa, em Canoas, Rio Grande do Sul. O evento foi realizado por meio de uma parceria do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com o governo gaúcho e teve por objetivo conhecer e discutir forma de amplia a oferta de trabaklho nas unidades prisionais do Rio Grande do Sul. No seminário, o secretário Leandro Lima apresentou as boas práticas laborais em Santa Catarina e a importância da gestão na unidade prisional.

“Na prática, levamos a uma plateia composta por gestores prisionais, servidores e agentes penitenciários do estado do Rio Grande do Sul as experiências exitosas de Santa Catarina e apresentamos as políticas aqui desenvolvidas no intuito de replicar o modelo catarinense no sistema prisional gaúcho”, relata o secretário Leandro Lima.

O sistema prisional catarinense é considerado referência nacional pelo modelo do Fundo Rotativo implantado nas unidades. O Fundo prevê que atividade laboral seja remunerada, sendo que 25% do salário retorna para a unidade onde o preso está alocado, além da remição da pena.

“É importante que haja a integração dos órgãos de execução penal na busca por soluções para melhorar o sistema prisional brasileiro”, avaliou o diretor do Depen, Fabiano Bordignon, que também participou do evento.

A comitiva do Depen ainda contou com a presença do Diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel, e do Coordenador de Trabalho e Renda, José Fernando Vazquez. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul, Cesar Faccioli, a Superintendente da Susep, Solange Vieira, o Diretor de Políticas Penitenciárias do Rio Grande do Sul Sandro Oliveira também participaram do seminário.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com