14LIBRAS

Servidores da Administração Prisional e Socioeducativa começaram o Curso de Libras nesta segunda-feira, 14, quando ocorreu a aula inaugural da capacitação na sede da Acaps (Academia de Administração Prisional e Socioeducativa). O curso vai formar os servidores da SAP para a acessibilidade comunicacional com pessoas surdas e terá duração de 60 horas/aula, divididas em três meses. A iniciativa é uma parceria da SAP com o Departamento do curso de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A aula inaugural contou com a presença da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vereadora Cristina de Sousa, e com o professor Deonísio Schmitt, chefe do Departamento de Letras/Libras da UFSC. Os dois são idealizadores do projeto, cujo objetivo é capacitar profissionais do setor público na comunicação por meio da Linguagem de Sinais.

14LIBRAS1

O projeto já passou por outras instituições como a Polícia Militar (Capital e São José), o 10º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de São José. A aula inaugural foi feita por meio da intérprete Jessika Francine Cardoso, enquanto o professor Deonísio se comunicava por meio da Libras. "Esse curso foi construído para atender as demandas dos sistemas de forma inclusiva, e pensar na formação de nosso servidor em outras dimensões", afirma a gerente de Ensino e Formação da Acaps, Gislene Aver.

As aulas serão ministradas por Leonardo Adonis de Almeida, graduando do Curso de Libras. No sistema prisional, segundo o I-Pen, 14 surdos estão privados de liberdade no sistema prisional catarinense.