foto

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Hotel Cambirela, em Florianópolis, curso de formação continuada para 137 professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam nos espaços de privação de liberdade de Santa Catarina, tendo como tema “Desafios e Possibilidades Pedagógicas”.

A formação teve o objetivo de trazer novas questões da prática e buscar compreendê-las sob o enfoque da teoria, permitindo a articulação de novos saberes e dialogando com os envolvidos na formação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa, assim como dos jovens e adultos em privação de liberdade.

Segundo a Gerente de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais, Beatris Clair Andrade “realizar a oferta de formação continuada nessa área específica ultrapassa os objetivos institucionais de garantir o acesso à educação básica e se configura como a efetivação do papel social da educação em Santa Catarina ao promover a qualificação de professores, bem como a qualificação do processo de ensino aprendizagem”.

No programa da formação foram desenvolvidas cinco oficinas que propiciaram uma interação maior entre os participantes trazendo elementos para os professores aprimorarem a prática em sala de aula. Possibilidades metodológicas para a interação com mulheres encarceradas; Inéditos Viáveis: CEJA’s e IFSC construindo o Direito a Educação de Pessoas Privadas de Liberdade Projeto Leitura; Reflexões sobre a qualificação da Prática Pedagógica do Projeto Despertar pela Leitura: avanços e desafios; Possibilidades pedagógicas em ambientes socioeducativos; e Proteção Integral e Socioeducação: uma combinação Potente.