prboficinabellaarte1 1

O Presídio Regional de Blumenau tem 50 novos internos trabalhando na unidade. Conforme convênio assinado entre a Secretaria de Administração Prisional e a Bella Arte, a empresa investiu na ampliação da oficina que já funcionava nas dependências do presídio, passando de 45 para 95 internos trabalhando na fabricação de acessórios para cortinas.

De acordo com a legislação, cada apenado recebe um salário mínimo da empresa que o contrata, sendo que 75% ficam com o interno e os outros 25% voltam para o Fundo Rotativo da unidade, valor que é totalmente investido em melhorias no presídio. Além do salário e da capacitação profissional, o interno ainda tem a remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados.

A expectativa do gestor do Presídio Regional de Blumenau, Dilmar Orlando, é que as outras oficinas da unidade também sejam expandidas. “A empresa que mantém uma oficina especializada em pré-seleção de material reciclável já sinalizou que poderá aumentar o número de vagas. Atualmente são 12 vagas, mas esse número deverá chegar a 40 vagas uma vez que as oficinas vão funcionar em dois turnos”.

Dilmar Orlando reforça a importância do Fundo Rotativo para financiar melhorias na unidade. “Além de oferecer uma oportunidade para reabilitação social e econômica dos internos, as atividades laborais ainda têm o potencial de melhorar a unidade onde estão detidos”.

prboficinabellaarte2 2