61f160c3 b58a 45d9 a696 8969cbac103a

Os internos da Penitenciária da Penitenciária de Itajaí estão participando de um programa diferente em suas rotinas. Trata-se do projeto “ReabilitaCÃO”, uma iniciativa da unidade com apoio do Poder Judiciário Estadual e da Justiça Federal que abriga e trata de cães vítimas de maus tratos em uma área dentro do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. O objetivo é oferecer a oportunidade aos internos de criar empatia e ensinar práticas de cuidados de animais resgatados, além de preparar os cães para torná-los passíveis para adoção.

Além do espaço destinado ao tratamento dos cães, os reeducandos também tiveram acesso a um curso de auxiliar de veterinário, com técnicas de banho e tosa, no dia 10 de fevereiro. Ao todo, dez internos do regime semi-aberto estão participando do tratamento com os cães. Eles foram escolhidos por meio da formação de uma equipe multidisciplinar no início da elaboração do projeto, que inclui psicólogos destinados a acompanhar a evolução dos apenados. Um dos fatores determinantes na escolha foi a preferência por internos que vivenciavam quadros de depressão.

O espaço destinado ao ReabilitaCÃO tem capacidade para abrigar 10 animais, que são castrados, vacinados e recebem tratamento veterinário antes de irem para o local na Penitenciária. Os animais são adotados por meio das parcerias com ONGs de Itajaí, que realizam feiras de adoção.

“A ideia do ReabilitaCÃO nasceu na busca por novos métodos de ressocialização dos apenados. A cinoterapia (nome dado à terapia com cães) os ajuda a saírem daqui reabilitados” conta a gerente de execução penal da penitenciária e coordenadora do projeto Bruna Longen.

A iniciativa tem apoio do Poder Judiciário de Santa Catarina e recebeu verbas da Justiça Federal. "O projeto é inovador e encantador pois proporciona inúmeros benefícios ao apenado através da interação entre o homem e o cão, desenvolvendo autoestima, confiança e reconhecimento de suas emoções, e estimulando a socialização ao proporcionar a reinserção no mercado de trabalho", conta a juíza titular da Vara de Execuções da comarca de Itajaí, Cláudia Ribas Marinho.

itajaireabilitacaocaramelo

 

42fc2bf4 96de 457d 9704 204dc8188b79

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com