560 600Quatro reeducandas do Presídio Regional de Itajaí trabalharam como recepcionistas de evento por quinze dias em uma tradicional regata transatlântica que teve a cidade de Itajaí como seu ponto de chegada. A Transat Jacques Vabre, que completa 20 anos em 2013, tem como ponto de partida a cidade de Le Havre, na França, uma cidade importadora de café e com uma forte tradição marítima. A grande regata faz o trajeto também conhecido como “rota do café”, tendo sempre como destino um país produtor. A competição já passou por cidades como Cartagena, na Colômbia, por Salvador, no Brasil e Puerto Limón, na Costa Rica. Nesta edição, a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, foi o ponto de chegada e também o mais longo percurso na história do evento: 10 mil quilômetros. As quatro reeducandas atuaram em atividades típicas à recepção de eventos, recebendo convidados e visitantes, prestando orientações e informações sobre a competição. A participação das detentas foi possibilitada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Itajaí, em acordo com a Vara de Execuções Penais da Comarca e o Presídio. O trabalho, que teve início em 16 de novembro, encerrou-se no dia 01 de dezembro e rendeu elogios às reeducandas pelo profissionalismo e capacidade com que desempenharam suas atividades. O Presídio de Itajaí possui, ainda, aproximadamente 25 reeducandas em trabalho na unidade. Elas são remuneradas de acordo com a Lei de Execuções Penais, com um salário mínimo, e atuam em diversas atividades, como confecção de roupas e redes esportivas. Na unidade são produzidas peças de moda praia que são importadas para países como o Panamá e Costa Rica.