FOTOABERTURAPOSSETJ

Tomou posse na tarde desta sexta feira (31), em Florianópolis, o novo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Desembargador Ricardo Roesler. Na cerimônia também foram empossados os novos membros do corpo diretivo: desembargador João Henrique Blasi (1º vice-presidente), desembargadora Soraya Nunes Lins (corregedora-geral da Justiça), desembargador Volnei Celso Tomazini (2º vice-presidente), desembargador Salim Schead dos Santos (3º vice-presidente) e desembargador Dinart Francisco Machado (corregedor-geral extrajudicial).

O secretário da Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima acompanhou a cerimônia. “O Tribunal de Justiça tem sido um grande parceiro dos sistemas prisional e socioeducativo. Agradecemos o apoio e empenho do Desembargador Rodrigo Collaço ao longo destes últimos dois anos. Temos certeza que o Desembargador Ricardo Roesler será bem-sucedido em sua gestão, pois lhe sobram talento, experiência e comprometimento com a sociedade catarinense”, disse Leandro Lima.

Roesler sucede o Desembargador Rodrigo Collaço, que esteve na presidência do TJSC no período de 2018 a 2020. Antes de empossar o novo presidente, o Desembargador endereçou elogios aos magistrados que tomaram posse. “Tenho certeza que farão uma excelente gestão”.

Em seu discurso de posse, o Desembargador Ricardo Roesler destacou que sua gestão pretende ser coletiva e democrática. “Três eixos essenciais movem a nossa administração: a informação, a integração e a inovação. Nessas premissas estabelecemos a missão de uma gestão partilhada e democrática, que busca eficiência ideal”. Além disso, mencionou as inovações tecnológicas e sociais como peça chave para as mudanças no Poder Judiciário. "Acredito num judiciário exponencial, independente, democrático e protagonista da transformação social que estamos vivendo no mundo. A nossa vocação é servir a sociedade e, tão legítimas quanto as suas demandas, é a certeza de que o Poder Judiciário de Santa Catarina permanecerá fiel aos seus valores e tradições ao mesmo tempo em que se prepara para inaugurar uma nova era, alinhada com a modernidade."

O novo presidente

A nova gestão para o próximo biênio (2020-2022) é presidida pelo desembargador Ricardo Roesler. Natural de São Bento do Sul, começou a carreira como juiz substituto em 25 de maio de 1987. Atuou nas comarcas de Joinville, Barra Velha, Sombrio, Jaraguá do Sul e novamente Joinville, onde permaneceu por 14 anos, de 1993 a 2007. Em novembro de 2007, foi removido ao cargo de juiz de direito de 2º grau. Assumiu como desembargador em junho de 2012. Foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em dezembro de 2017 e assumiu o cargo em março de 2018. Comandou a última eleição presidencial. Por último, integrava a 3ª Câmara de Direito Público do TJSC.

leandrolimaericardoroesler