Imagem 1

O projeto “ReabilitaCão: A ressocialização dos apenados por meio da Cinoterapia”, desenvolvido na Penitenciária Masculina de Itajaí - CPVI, foi vencedor do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria “Bem-Estar Animal”, principal distinção ambiental do Sul que contou com a participação de 2.920 cases inscritos.

O projeto foi criado pela agente penitenciária Bruna Longen com apoio e incentivo da Justiça Estadual e verbas da Justiça Federal, o ReabilitaCão é uma iniciativa com objetivo de ressocializar apenados e, além de estimular sentimentos positivos, proporciona a aprendizagem de práticas no cuidado de animais resgatados vítimas de maus tratos. Dessa forma abre uma nova oportunidade profissional porque o interno pode participar de cursos de auxiliar de veterinário, com técnicas de banho e tosa.


"O projeto é inovador e encantador, pois proporciona inúmeros benefícios ao apenado através da interação entre o homem e o cão, desenvolvendo autoestima, confiança e reconhecimento de suas emoções, e estimulando a socialização ao proporcionar a reinserção no mercado de trabalho", opina a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções da comarca de Itajaí. Segundo a magistrada, os processos e técnicas de reabilitação dos apenados buscam criar novas possibilidades de aprimorar o desenvolvimento intelectual e social do grupo.


Uma equipe multidisciplinar que trabalha na penitenciária foi responsável pela seleção dos presos, a partir de critérios pré-estabelecidos: bom comportamento, perfil para o projeto, traços depressivos e de ansiedade crítica. "A cinoterapia, em resumidas palavras, é um instrumento diário valioso para aliviar sintomas principalmente depressivos com o simples contato e lida do ser humano com o cão", explica Bruna Longen, idealizadora do ReabilitaCão.

 

Imagem 2

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro - Eco 92, o primeiro grande evento da ONU que discutiu questões ambientais.

O evento de premiação aos vencedores, com entrega do troféu “Onda Verde”, será realizado em momento oportuno, quando essa possibilidade for viável diante ao cenário em que vivemos.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com