Banner do evento

Os desafios da educação no sistema prisional em tempos de pandemia serão discutidos na segunda edição do Encontro Catarinense de Educação em Espaços de Privação de Liberdade. O evento será realizado de forma virtual nos dias 16 e 17 de junho, com a participação de pesquisadores, gestores, agentes e professores que atuam em penitenciárias de Santa Catarina.

O encontro é idealizado pelo Câmpus Criciúma e conta também com a articulação da coordenadoria do Proeja na Diretoria de Ensino do IFSC, Câmpus Canoinhas e pelas secretarias estaduais de Educação (SED) e Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

Realizado pela primeira vez em 2019, no Câmpus Criciúma, o encontro busca refletir sobre as práticas educacionais voltadas à ressocialização de homens e mulheres privados de liberdade. A segunda edição do evento se debruça sobre os desafios impostos pela pandemia, refletindo sobre as ações realizadas no período e sobre os dados oficiais relacionados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional e socioeducativo, além de promover uma troca de experiências sobre iniciativas exitosas.

O encontro acontece nas tardes de 16 e 17 de junho, sempre a partir das 13h30. A transmissão será realizada no Facebook do Câmpus Criciúma e no canal do IFSC no YouTube.

Após a abertura oficial, que contará com a participação de representantes do IFSC e das secretarias estaduais de Educação e de Administração Prisional, haverá uma palestra do professor da UFF Elionaldo Fernandes Julião, pesquisador na área de educação de jovens e adultos privados de liberdade. Serão realizados dois painéis com pesquisadores e profissionais de educação que atuam no sistema penitenciário. A programação contará também com apresentações culturais de grupos formados por pessoas em privação de liberdade, e se encerra com o lançamento de dois livros escritos por mulheres enquanto cumpriam pena na Penitenciária Feminina de Criciúma.

Inscrições

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Even3 a partir do dia 20 de maio até o dia do evento. O encontro é aberto para professores, agentes de segurança, acadêmicos e comunidade em geral.

13h30: Abertura
14h: Palestra com Elionaldo Fernandes Julião: “Educação de jovens e adultos privados de liberdade: uma análise das políticas de educação”
15h: Mesa redonda: “Educação para privados de liberdade em tempos de pandemia”
16h30: Apresentação cultural

13h30: Apresentação cultural
14h: Mesa redonda: “Experiências de práticas pedagógicas em espaços de privação de liberdade no contexto da pandemia da Covid-19”
16h: Lançamento dos livros “Apesar de tudo” (Viviane Lima) e “Tudo por hoje” (M. A.)
16h30: Encerramento