WhatsApp Image 2021 08 18 at 16.44.151

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a OAB/SC firmaram uma parceria nesta quarta-feira (18) que prevê a ampliação do Parlatório Virtual, importante ferramenta que viabiliza a conversa entre o advogado e o interno do sistema prisional. Implantado no Complexo Penitenciário de Itajaí, o projeto será estendido para Florianópolis, Joinville, Lages, Chapecó, Blumenau, Criciúma, São Cristóvão do Sul e São Pedro de Alcântara e deverá entrar em funcionamento dentro de 30 dias. Até o final do próximo ano, todas as unidades prisionais deverão ter parlatórios virtuais.
O Secretário da SAP, Leandro Lima, destacou a importância da parceria entre o sistema prisional e a OAB/SC. “É um privilégio poder ter uma relação aberta e transparente com a Seccional catarinense. Nossa meta é melhorar cada vez mais as salas da advocacia em todo o Estado, além do projeto de melhorias na comunicação e internet em todas as unidades prisionais”, contou.
No ato de assinatura, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, contou que para dar seguimento ao convênio de implantação do projeto nas demais unidades prisionais, a Seccional doou equipamentos. “Esse convênio é um fruto da nossa capacidade de diálogo com todos os setores da sociedade, em prol da defesa das nossas prerrogativas. Aqui estamos lutando pela garantia de trabalho para a advocacia, que tira dos seus honorários o sustento de suas famílias”, enfatizou Rafael Horn. O presidente da OAB/SC destacou ainda que a ferramenta é um meio para a manutenção do pleno exercício profissional da advocacia criminal, mesmo nesses tempos de crise. “Isso que estamos fazendo é uma revolução. A OAB Santa Catarina está revolucionando", ressaltou.
Um dos articuladores para a viabilização do Parlatório Virtual no Estado, o Conselheiro Estadual da OAB/SC, Leonardo Pereima, explicou que a iniciativa dá agilidade ao cronograma e auxilia na prestação jurisdicional. “Traz melhorias para o sistema prisional catarinense e para a atuação da advocacia criminal”, disse.
O Gerente de Tecnologia da Informação, Rafael Espíndola Bittencourt, destacou que a SAP, por meio da Getin, está investindo na melhoria da infraestrutura e do sinal de internet para garantir a qualidade de comunicação nesse novo serviço.
WhatsApp Image 2021 08 18 at 16.44.15
Também participaram do ato, o Diretor do Deap, Vladecir Souza dos Santos, o Consultor Executivo da SAP, Jordani Pelisser, os Gerentes Regionais: Ranieri Ramos (Grande Florianópolis); Juliana Borges Medeiros (Sul); João Renato Schitter (Norte); Marta Regina Ambrósio (Vale do Itajaí); Wilton Lazarotto (Serra e Meio Oeste), Alecssandro Zani (Oeste), Cleverson Henrique Dreschler (Médio Vale), entre outros convidados.
No final da cerimônia o Secretário Leandro Lima entregou ao Presidente da OAB/SC, Rafael Horn produtos fabricados pelos internos das unidades prisionais catarinenses. O suco é produzido com uvas cultivadas por internos da Penitenciária da Região de Curitibanos e as máscaras descartáveis por apenados do Complexo Penitenciário de Chapecó.

WhatsApp Image 2021 08 18 at 16.44.14
*Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/SC.