WhatsApp Image 2021 09 03 at 14.36.29

As internas do Presídio Feminino de Itajaí tiveram uma atividade de integração cultural diferente nesta segunda-feira (30). No mês em que se comemora o Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, as apenadas participaram do plantio de duas mudas das Rosas de Anita, no espaço multiuso da unidade feminina do CPVI. A flor é uma espécie híbrida desenvolvida por pesquisadores italianos para marcar o Bicentenário de Nascimento da Heroína dos Dois Mundos. As mudas foram doadas pela Unisul, instituição que está fazendo a clonagem da planta a fim de popularizar a espécie em Santa Catarina.
Representando a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), a Gerente da Regional do Vale do Itajaí, Policial Penal, Marta Regina Ambrósio, contou que o ato integra a agenda de ações culturais da unidade, que deverá ser intensificada nos próximos meses. “Trabalhamos a biografia de Anita e os aspectos históricos contribuem para a formação educacional das internas”, comentou a Policial Penal Marta. No espaço multiuso recebeu também um grafite de Anita como parte do programa de revitalização da área.
No evento, a Gerente de Campus Itajaí, Franciele Pereira Zazycki, falou sobre a importância da parceria e da iniciativa da universidade em participar o projeto internacional “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”. "Anita Garibaldi foi exemplo de coragem e persistência na busca de um sonho. A universidade é o espaço de liberdade que impulsiona o protagonismo das pessoas, então faz todo sentido estarmos juntos empoderando estas mulheres nesta fase de recomeço de suas vidas", disse Franciele. A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) está clonando as rosas do jardim da residência de sua família na Itália.
Entusiasta do projeto, a Juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itajaí, Dra. Claudia Ribas Marinho, acompanhou a cerimônia. Também participaram do evento representantes da Gerência de Educação do Deap, Comissão de Assuntos Prisionais da OAB Itajaí, Conselho da Comunidade, entre outros.

Sobre Anita
Anita Garibaldi foi uma revolucionária nascida no município de Laguna (SC) e conhecida por participar de batalhas no Brasil, como a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e na Itália. Recebeu, por isso, o título de “Heroína dos dois mundos”.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com