Sap Ciencia

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa apresentou o Programa SAPCiência, uma iniciativa inovadora que prevê a oferta de  650 vagas para cursos de pós-graduação, em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, para Agentes de Segurança Socioeducativo, Policiais Penais e Técnicos que atuam no âmbito da SAP. O ato de lançamento realizado no Teatro Pedro Ivo, nesta segunda-feira, 13, em Florianópolis, contou com a presença do governador Carlos Moisés, autoridades e a participação dos operadores dos dois sistemas. Os cursos serão totalmente custeados pela SAP e o investimento é de R$ 4,4 milhões. Os recursos são decorrentes de economia com a revisão de contratos.

"É um movimento de valorização dos profissionais. Temos aqui a iniciativa de parcerias com a Udesc e a Unisul para os cursos. O programa é inédito no sistema prisional e socioeducativo de Santa Catarina e vai trazer a experiência do dia a dia, de quem lida nas unidades prisionais, aliada à academia. Acredito que essa é uma receita adequada para termos. Já somos referência no Brasil em termos de sistema prisional, mas talvez temos aqui também um celeiro de formação para levar esse nosso modelo e experiência para o restante das unidades do país", disse o governador.

Ele disse ainda que todo o governo trabalha para poder avançar naquilo que é o melhor para os sistemas prisional e socioeducativo. Para o secretário da SAP, Leandro Lima, o lançamento do SAPCiência é um marco histórico para a Secretaria e operadores dos sistemas. "Hoje os sistemas prisional e socioeducativo têm demandas muito específicas, e os operadores precisam estar preparados para estes desafios." Ele destacou ainda que agentes socioeducativos e policiais penais têm um conhecimento riquíssimo, que precisa ser documentado e sistematizado.

Concebido pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps), o programa foi viabilizado por meio de parcerias com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e ainda cursos de formação continuada em parceria com a Fundação Escola de Governo (ENA)."O secretário adjunto Edemir Alexandre Camargo Neto nos propôs um desafio: fazer um projeto para oferecer curso de pós-graduação aos servidores da SAP", destacou o diretor da Acaps, Paulo de Oliveira.

Das 650 vagas, 435 estão distribuídas em seis cursos de Especialização Lato Sensu, 25 vagas Stricto Sensu em Programas de Mestrado e 10 vagas em programas de Doutorado, além de 180 vagas em cursos de formação continuada. A participação nos cursos será mediante processo seletivo e as inscrições serão recebidas a partir desta terça-feira, 14, pelo site da Acaps.

O coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do GMF do TJSC, desembargador Leopoldo Brüggemann, fez um breve relato sobre a evolução do sistema e destacou a importância do SAPCiência. "Sem conhecimento não somos absolutamente nada." O secretário de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel de Sousa Barradas, assinalou que o início do Projeto marca uma nova etapa na SAP. "Temos que buscar o conhecimento para transformar a nossa realidade. Santa Catarina tem um protagonismo no sistema prisional brasileiro, com a oferta de trabalho e ensino", destacou. "O Ministério Público tem orgulho da evolução do sistema Prisional e Socioeducativo", pontuou o subprocurador-geral de Justiça, Alexandre Estefani.

Oportunidades para os servidores

O agente socioeducativo e diretor do departamento de Administração Socieducativa, Zeno Augusto Tressoldi, relatou que os servidores têm muito conhecimento empírico do dia a dia e a SAP Ciência vem como uma oportunidade de crescimento na parte do aperfeiçoamento dos profissionais. “Vai trazer um material mais didático e um conhecimento técnico para nossos servidores. É uma chance única que todos devemos aproveitar.” A enfermeira da SAP Juliana Campos contou que vai se inscrever para o curso de doutorado. “É uma grande oportunidade. O doutorado era algo que eu já almejava. O meu projeto de mestrado foi para o público prisional, então eu quero dar continuidade aos estudos. Isso só vem a contribuir com o nosso trabalho no dia a dia."

O ato também foi acompanhado pelos chefe da Casa Civil, Eron Giordani, secretários da Fazenda, Paulo Eli, Administração, Jorge Eduardo Tasca, Saúde, André Motta Ribeiro, adjunto da SAP, Edemir Camargo Neto, procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, promotor Jádel da Silva Junior, diretora da Escola Nacional de Serviços Penais, Sthephane Silva de Araujo, secretário geral da OAB, Eduardo de Mello e Souza, reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, pró-reitora de pesquisa e pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, presidente da Fundação Escola de Governo, Aloísio José Rodrigues, além de outras autoridades e servidores.

Cursos em parceria com a UDESC:
- Especialização em Gestão Publica Aplicada a SAP : 30 vagas
- Mestrado Profissional em Administração : 5 vagas
Cursos em parceria com a ENA:
- Curso continuado de Termo de Referência : 90 vagas ( sendo 3 turmas de 30)
- Curso continuado de Licitações e Contratos : 90 vagas ( sendo 3 turmas de 30)

Cursos em parceria com a UNISUL:
- Especialização em Gestão de Unidades Prisionais e Socioeducativas : 90 vagas
- Especialização em Atividade de Polícia Penal : 90 vagas
- Especialização em Socioeducação: Ênfase em Políticas Públicas : 60 vagas
- Especialização em Atividade de Inteligência Policial : 45 vagas
- Especialização em Docência e Novas Metodologias de Ensino : 120 vagas