Outubro Rosa no Presídio Feminino de Itajaí 3

As internas do Presídio Feminino de Itajaí tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira (08). Em vez das atividades rotineiras de uma unidade prisional elas participaram de uma série ações alusivas ao Outubro Rosa, mês que tradicionalmente estimula o debate e o compartilhamento de informações sobre a saúde da mulher. Batizado de Rosas de Outubro, o evento começou no dia 06 com palestra e uma dinâmica de automaquiagem para as policiais penais da Regional 04 com sessão de fotos. Nesta sexta-feira e até o final de novembro ocorrerão novos encontros para atender 100% das mulheres privadas de liberdade do CPVI.

Divididas em grupos de 20 internas, garantido assim o respeito às regras sanitárias, elas participam de palestras com os profissionais da Unisul sobre saúde da mulher e, em seguida, os Doutores da Beleza, da Univali, ensinaram técnicas de automaquiagem, uma forma de também despertar o auto cuidado. “O objetivo das atividades é gerar reflexos na autoestima, auto percepção e motivações às mulheres privadas de liberdade, influenciando no processo de reinserção social”, observou a Gerente Regional do Vale do Itajaí, Marta Regina Ambrósio.
Após a sessão de maquiagem, as internas tiveram uma sessão de fotos e cada uma receberá sua foto como forma de incentivar conscientização sobre saúde, bem-estar, autocuidado e resgate da autoestima.