Depen acompanha aplicação do Encceja em SC 2

O Coordenador de Educação, Cultura e Esporte do Departamento Penitenciário Nacional, (Depen), Carlos Rodrigo Dias, está acompanhando a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em Santa Catarina. O Exame, que começou a ser aplicado ontem e encerrado nesta quinta-feira (14) teve 8.929 inscritos, sendo 8.632 internos do sistema prisional e outros 297 adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa.

Nesta quinta-feira (14), Carlos Dias esteve nas unidades de Joinville - Penitenciária Industrial e Presídio Regional onde havia 432 apenados inscritos prestando as provas do Encceja. Amanhã (15) acompanhado das Policias Penais da Gerência de Desenvolvimento Educacional (Geduc), Josiane Melo e Ladice Almeida, o representante do Depen visitará Barra Velha.

A inspeção das áreas educacionais do sistema prisional começou nesta quarta-feira (13), quando Carlos Dias foi recebido no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde 606 internos estavam inscritos no Exame. Após apresentar os locais das provas, a Gestora da Regional do Vale do Itajaí, Marta Regina Ambrósio, aproveitou a oportunidade para apresentar ao Coordenador do Depen outras atividades que são desenvolvidas na unidade que contemplam a área de atuação do referido profissional. Dentre elas, o Projeto Rosas de Outubro ação desenvolvida em parceria com a Unisul e Univali e que vai atender 100% das mulheres privadas de liberdade do Presídio Feminino de Itajaí.

Divididas em grupos de 20 internas, garantido assim o respeito às regras sanitárias, elas participam de palestras com os profissionais da Unisul sobre saúde da mulher e, em seguida, os Doutores da Beleza, da Univali, ensinam técnicas de auto maquiagem, uma forma de também despertar o auto cuidado. “Essas ações são muito importantes porque despertam a auto percepção e sentimento de responsabilidade para consigo”, observou a Gerente Regional do Vale do Itajaí, Marta Regina Ambrósio.

Após a sessão de maquiagem, as internas participam de uma sessão de fotos, realizada por alunos do Curso de Fotografia da Univali e, posteriormente cada uma receberá sua fotografia como forma de incentivar conscientização sobre saúde, bem-estar e resgate da autoestima.