254Na terça-feira, 30/11, na Penitenciária da Região de Curitibanos foi inaugurada a fábrica de estofados Catarina, fruto de uma parceria entre a SSP/SJC através do DEAP e a Rede Catarinense de Móveis e Eletrodomésticos Berlanda. Participaram da inauguração o Diretor do Departamento de Administração Prisional, Sr. Adércio José Velter, o Diretor do Grupo Berlanda, Sr. Nilso Berlanda, o Diretor da Penitenciária da Região de Curitibanos, Sr. Anderson Santos, o Juiz da Vara de Execuções Penais, Dr. Marcos Bigolin, além de autoridades regionais e do Governo do Estado de Santa Catarina. Participam do projeto 54 presos, dos regimes fechado e semi-aberto, que a cada três dias de trabalho recebem um dia de redução de pena. Toda a produção é vendida nas 137 lojas do grupo Berlanda, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do empresário Nilso Berlanda e da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Curitibanos, em 2009. “Em visita à unidade prisional, verifiquei a oportunidade de contribuir para a ressocialização dos apenados. Eles precisam de ocupação e a fabricação de estofados surgiu como possibilidade de reeducação. E o resultado é um sucesso absoluto, estamos surpresos com o bom desempenho dos detentos”, detalha o empresário. Todo o investimento com a instalação da fábrica, com os maquinários e a compra de matéria-prima, oriunda de Santa Catarina e de outros estados, é feito pela Berlanda. “Hoje são fabricados três modelos de estofados, e já está previsto o lançamento de outras seis linhas para janeiro de 2011. Para esta época, a estimativa será de uma produção de 900 jogos ao mês, com o envolvimento de mais detentos”, calcula David Casagrande, coordenador de indústria da Catarina. O Diretor do DEAP, Adércio Velter destacou a importância do projeto na ressocialização dos detentos e preparação para o retorno a sociedade, pois o trabalho gera a expectativa de um futuro melhor.