logomarca governo de santa catarina

Notícias

Uma programação especial, na tarde desta quinta-feira,16, na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cistóvão do Sul, celebrou um marco da política de ressocialização no sistema prisional de Santa Catarina. A unidade está com 100% dos detentos trabalhando enquanto cumprem a pena. O evento contou com a participação do governador Raimundo Colombo que inaugurou a praça do Trabalhador Mestre Valdir Feroldi - "Bugio", construída pelos reeducandos como forma de simbolizar a conquista. A solenidade marca ainda o início da Operação Presença - Fim de Ano 2017.

A secretária de estado da Justiça e Cidadania; Ada Faraco de Luca, o adjunto; Leandro Lima e o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap); Deiveison Querino Batista, também participaram dos atos. O Complexo Penitenciário da região de Curitibanos é composto pelas penitenciárias da Região de Curitibanos e Industrial de São Cristóvão do Sul e futura unidade prisional de Segurança Máxima do Estado de Santa Catarina.
Colombo visitou dois pavilhões industriais onde os presos produzem cabos de madeira e estofados. Ele destacou que a oportunidade do trabalho resgata a dignidade e prepara melhor o detento para retornar ao convívio em sociedade. "A gente evoluiu muito na forma de pensar a administração prisional e hoje todos os detentos daqui estão trabalhando, ganhando uma profissão, é uma grande chance para a reconstrução da vida. Olhando pra esse exemplo a gente vê que é possível fazer isso respeitando o ser humano", disse o governador.

A penitenciária da região de Curitibanos conta com 19 mil metros quadrados de área com pavilhões industriais. São 839 detentos desenvolvendo atividades laborais em cuidados com a horta, fabricação de móveis, brinquedos, lajotas, tubos, cadeiras, caixas de embalagens para frutas e blocos de concreto.

As unidades de produção são construídas pelas próprias empresas conveniadas. São 10 convênios com empresas privadas e duas prefeituras municipais. "Todos os detentos estão trabalhando e 50% estudando, esses números são uma referência para todo o país. Essas oportunidades irão fazer a diferença no futuro, o detento precisa sair daqui com vontade de viver melhor, de recomeçar, não de retornar à criminalidade", disse a secretária Ada de Luca.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, em todo o Estado, 38% dos detentos desenvolvem atividades laborais em unidades prisionais e boa parte também estuda. "Estamos avançando com muita qualidade na consolidação de um programa estadual que leve cada vez mais uma maior oferta de trabalho e reeducação aos detentos", concluiu Lima.

Operação Presença - Fim de Ano 2017

A operação Presença é um reforço às unidades prisionais catarinenses durante o período de fim de ano, através da presença constante de equipes de agentes penitenciários como estratégia de dissuasão, prevenção de crimes contra as pessoas presas, servidores e danos ao patrimônio público, além de diminuição do tempo de resposta em situações de crise.

Conforme o diretor do Deap, Deiveison Querino Batista, este ano 700 agentes vão reforçar o efetivo que atuará nas sete regiões prisionais de Santa Catarina. "É um período sensível em que queremos garantir toda a tranquilidade e segurança em todas as unidades prisionais do Estado", afirmou.

Leia mais:Com a presença do governador, ato na penitenciária da Região de Curitibanos comemora sucesso na...

Desde o início do mês de setembro, objetivando a manutenção da ordem e segurança, o Departamento de Administração Prisional vem intensificando as operações de revista nas Unidades Prisionais do Estado.

Tais operações são realizadas em conjunto entre as Unidades Prisionais e o Centro de Ações Penitenciárias – CAP deste Departamento com o apoio e atuação do Grupo Tático de Intervenção - GTI, a fim de reforçar a segurança e o sucesso dos procedimentos.

 

No dia 18 de setembro do corrente ano foi realizada Operação Pente Fino nas galerias “D” e “E” do Presídio Regional de Criciúma.

Foram apreendidos na operação um aparelho telefônico e pequena quantidade de substância análoga à maconha.

A Operação contou com o apoio dos Agentes Penitenciários do Presídio de Tubarão, do Presídio Regional de Araranguá, da Penitenciária Sul e do Grupo Tático e Intervenção – GTI.

  Leia mais:Operações de revistas realizadas nas Unidades Prisionais do Estado  

Leia mais:Operações de revistas realizadas nas Unidades Prisionais do Estado

 

 

 

 

 

 

 Nos dias 20 e 21 de setembro do corrente ano foi realizada Operação Pente Fino em todas as galerias da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul.

A Operação contou com o apoio dos Agentes Penitenciários da Penitenciária da Região de Curitibanos, da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul, da Unidade Prisional Avançada de Campos Novos, do Presidio Regional de Joaçaba e com o Grupo Tático e Intervenção – GTI.

Nenhum material ilícito foi encontrado.

   Leia mais:Operações de revistas realizadas nas Unidades Prisionais do Estado

 

 

 

 

 

E no dia 27 de setembro do corrente ano foi realizada Operação Pente Fino na Unidade Prisional Avançada de Brusque.

Foi apreendida pequena quantidade de substância análoga à maconha.

A operação contou com o apoio dos Agentes Penitenciários da referida UPA, do Grupo Tático de Intervenção – GTI, do PPT e da Polícia Civil.      

 

Leia mais:Operações de revistas realizadas nas Unidades Prisionais do Estado

 Leia mais:Operações de revistas realizadas nas Unidades Prisionais do Estado

 

Na última quinta-feira, dia 31 de agosto, ocorreu a cerimônia de formatura do Curso de Corte e Costura de 20 (vinte) presos do regime fechado da Penitenciária Industrial de Blumenau.

O curso, com duração de 2 (dois) meses, foi ofertado pelo Programa de Capacitação Profissional – PROCAP, do Governo Federal, com professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.

Tais ações têm como meta capacitar os reeducandos ao mercado de trabalho, além de garantir-lhes a remição da pena por estudo. Importante frisar que a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania adota como uma de suas prioridades de gestão o impulsionamento do trabalho do preso como fator de ressocialização, o que coloca o Estado de Santa Catarina como um dos principais Estados da Federação com o maior percentual de presos trabalhando.

Participaram da solenidade, além do Chefe de Gabinete do Departamento de Administração Prisional, Sr. Gabriel Airton da Silveira, o Diretor da Penitenciária Industrial de Blumenau, Sr. Cleverson Henrique Drechsler, o Defensor Público da Comarca da Blumenau, Sr. Jair José Dellibera, o Conselheiro Municipal da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Blumenau, Sr. Rodrigo Novelli e o Diretor do Senai, Sr. Jacir Luiz Lenzi.

 

Leia mais:Formatura dos reeducandos da Penitenciária Industrial de Blumenau no Curso de Corte e Costura

 

Leia mais:Formatura dos reeducandos da Penitenciária Industrial de Blumenau no Curso de Corte e CosturaLeia mais:Formatura dos reeducandos da Penitenciária Industrial de Blumenau no Curso de Corte e CosturaLeia mais:Formatura dos reeducandos da Penitenciária Industrial de Blumenau no Curso de Corte e Costura

Departamento de Administração Prisional

Av. Caetano Silveira, SN, esquina com Av. Guilherme Scharf :: Jardim Eldorado

Palhoça - SC :: CEP 88133-520

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com