IMG-20140518-WA0007As reeducandas do Presídio Regional de Chapecó participaram, no último dia 17, do projeto “Dia D de Saúde da Mulher em Privação de Liberdade”. Resultado de uma parceria entre o Curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), o Presídio Regional de Chapeco e a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, a iniciativa faz parte de um Trabalho de Conclusão de Curso dos formandos de Enfermagem, intitulado “Implementação do Autocuidado às Mulheres em Privação de Liberdade”.

Nó último sábado (17) as 78 mulheres recolhidas na unidade prisional foram encaminhadas, em grupos de dez, ao Centro de Saúde da Familia do Bairro Efapi, onde receberam atendimentos como: cadastro nacional no Sistema Único de Saúde e cartão municipal de saúde, coleta do exame preventivo de colo uterino, encaminhamentos de mamografias às mulheres com mais de 40 anos de idade e orientações gerais acerca de saúde da mulher. Além disso, foram realizados atendimentos médicos e odontológicos de acordo com a necessidade individual de cada reeducanda e atualização do calendário vacinal.

É importante a realização de parcerias entre as mais diversas instituições, para que possamos alcançar êxito no processo de ressocialização e mostrar à comunidade a realidade do sistema prisional catarinense”, ressaltou o Chefe de Segurança do Presídio Regional de Chapecó, Guimorvan Boita, que também coordenou a implementação do Projeto no local. “A administração do Presídio estará sempre aberta ao diálogo com instituições parceiras que queiram implementar bons projetos e colaborar com a ressocialização e a manutenção da dignidade humana em nossa unidade”, completou o Gestor do Presídio, Márcio Adriano Françozi, destacando a importância do Projeto.

Vale ressaltar que o Complexo Penitenciário de Chapecó possui um setor de saúde com atendimento médico e odontológico para casos emergenciais e atendimentos preventivos aos detentos. Nos casos mais graves e que necessitem de maior estrutura para atendimento, os presos são encaminhados para a rede pública de saúde com escolta da unidade.