O primeiro curso de Intervenção Tática Prisional Avançada realizado pela Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc) iniciou na última segunda-feira, 23, no município de São Cristóvão do Sul. O curso possui uma carga horária de 328 horas/aula e terá duração de aproximadamente 30 dias, com aulas teóricas e práticas, que incluem disciplinas como Direitos Humanos, Gerenciamento de Crise, Chefia e Liderança, Lei de Execução Penal, Noções de Medicina Legal e Armas não letais, Planejamento Operacional, Uso Diferenciado da Força, Atividade de Segurança em Alturas, Imobilização Tática, Intervenção Tática Prisional, Noções de Explosivos, Prevenção de Combate a Incêndio, entre outras.

Os alunos que participam do curso passaram por um rigoroso processo de seleção, tendo como um dos requisitos a formação no curso de Intervenção Prisional Básica. São 28 vagas para agentes penitenciários do Deap, sendo três vagas para participantes de instituições externas. Além dos servidores da SJC, participam alunos oriundos do Departamento Penitenciário Federal e do Departamento Penitenciário do Paraná.

O Secretário Adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, esteve na abertura do curso e palestrou aos alunos. “A realização deste curso, com a participação de outras instituições, mostra a maneira como Santa Catarina vem resignificando a figura do Agente Penitenciário, através da capacitação e da formação continuada, e transformando-o num agente transformador para a construção de um novo modelo de sistema prisional”.

Com a formação no curso, os alunos formados estarão capacitados como replicadores e poderão atuar como instrutores nos cursos de Intervenção Prisional Básica.

IPA 03 deap

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com