542 1 80Durante a madrugada desta segunda-feira, 6, pelo menos cinco detentos tentaram escapar do Presídio Regional de Joinville. Eles serraram uma parte da estrutura da porta da cela, mas, agentes penitenciários de plantão perceberam a movimentação estranha e acabaram por flagrar a tentativa de fuga. Já na semana passada, durante a noite de quarta-feira, 01, os agentes penitenciários da Colônia Penal Agrícola da Palhoça Igor Bandeira de Matos e Walter Emerim Filho apreenderam dois menores em posse de drogas, celulares, carregadores e bebidas. Por volta das 23 horas, em rondas de rotina, os agentes perceberam a movimentação de vultos nos fundos da área dos alojamentos dos presos e fizeram o cerco pela área externa da unidade. Os menores apreendidos, que tinham 15 e 17 anos, confessaram que receberam a ordem de deixar o material próximo aos alojamentos e foram conduzidos à Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Palhoça. Duas semanas antes, o agente Igor Bandeira de Matos que participou dessa ação, também havia realizado a prisão em flagrante de um homem que levava drogas, doces e bebidas para a unidade. A Direção do Departamento de administração prisional encaminhou nota de elogio aos servidores, à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, pela perícia, acuidade e foco no trabalho nos casos acima. O Diretor elogia e parabeniza os agentes penitenciários que, exemplarmente, demonstraram abnegado comprometimento com a função que desempenham e garantiram a segurança e tranquilidade do sistema prisional e da sociedade catarinense.