concursoredacaodpu2019

Santa Catarina foi destaque entre os vencedores do 5º Curso de Redação da DPU (Defensoria Pública da União), figurando tanto no pódio das categorias destinadas a pessoas privadas de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa, quanto na categoria voltada para agentes penitenciários e socioeducativos.

O concurso tem participantes de todos os estados do Brasil e o tema escolhido para esta edição foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável” e contou com duas categorias destinadas a internos do sistema prisional, uma categoria para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, além de uma modalidade exclusiva para servidores do sistema prisional e socioeducativo.

Cada colocação entre os três primeiros lugares possui 27 vencedores, um para cada estado.

Na categoria III, destinada aos adolescentes do sistema socioeducativo, figuraram dois socioeducandos do Case de Joinville (1º e 3º lugar) e um de Chapecó (2º lugar).

Na categoria IV, destinada a alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em situação de privação de liberdade os vencedores foram:

1º lugar: Carlos Renato dos Santos - Complexo Penitenciário de Florianópolis

2º lugar: Julio Moura Melgarejo - Complexo Penitenciário de Florianópolis

3º lugar: Ademir Pires - Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul

Na categoria V, para pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário, os vencedores foram:

1º lugar: Marcelo Lima de Souza - Presídio Masculino de Tubarão

2º lugar: Rodrigo Francisco Fernandes - Presídio Masculino de Tubarão

3º lugar: Cristiano da Rosa Perfeito - Presídio Masculino de Tubarão

Agentes penitenciários também foram premiados na categoria VI do concurso, destinado aos servidores dos sistemas prisional e socioeducativo, incluindo do sistema penitenciário federal. Os agentes vencedores foram:

1º lugar: Glaucia Reiane Nunes Polini - UPA de São Francisco do Sul

2º lugar: Hamilton Cesar Ronsi Pereira - Presídio Feminino de Chapecó

O Concurso foi retificado por meio de um edital lançado pela DPU em maio de 2019. As redações foram recebidas até o dia 9 de outubro de 2019.