482O Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania, Sady Beck Júnior, e o Diretor do Departamento de Administração Prisional, Leandro Antônio Soares Lima, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 22, com os 14 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Lúcio Cesar Dib Botelho. Durante o encontro, os representantes da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania apresentaram um panorama geral sobre a atual situação do sistema prisional catarinense, as metas e objetivos do Departamento de Administração Prisional para os próximos dois anos e adotaram em conjunto com os prefeitos presentes na reunião, diretrizes para a construção de uma Penitenciária na região. A AMMVI apresentou uma comissão composta pelos prefeitos da região que, em conjunto com representantes do Estado, formarão um grupo técnico que atuará na escolha do melhor local para a construção da nova unidade. O Secretário Adjunto, Sady Beck, lembrou da importância da união dos prefeitos em comunhão com as necessidades prementes do Estado, na busca de soluções que visem o bem comum. Durante a apresentação, os prefeitos expuseram suas considerações acerca do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, visitado pelos integrantes da Associação no último dia 20 de março, e destacaram a política laboral, segurança e arquitetura adequada da unidade, classificando o modelo da estrutura como a mais adequada para a implantação da nova penitenciária na região. “Ficamos absolutamente entusiasmados com a participação e o envolvimento dos prefeitos da AMMVI na busca da solução mais adequada para a região, demonstrando o interesse pelo bem comum e convertendo-se em um exemplo aos municípios catarinenses”, destacou Leandro Lima, diretor do DEAP. Durante as próximas semanas novas reuniões serão realizadas para dar continuidade ao projeto e iniciar o processo de construção da nova Penitenciária, que desafogará o déficit de vagas na região e agregará ao Estado de Santa Catarina mais uma unidade penitenciária adequada aos princípios da ressocialização, Direitos Humanos e com condições seguras de operacionalização aos agentes penitenciários catarinenses.